O tripé da saúde bucal: prevenção, diagnóstico e autocuidado

Ter um sorriso saudável depende de muita determinação, atenção e comprometimento. Com o tripé da saúde bucal, é possível manter a saúde nesta região.

Você sabe que é muito importante manter a boca limpa, não sabe? É um cuidado que depende muito do comprometimento de cada pessoa. Todo mundo quer ter um sorriso saudável, se sentir aliviado no final do dia e esse autocuidado ajuda a prevenir doenças como gengivite, periodontite e até mesmo diabetes. Por isso, é importante que você foque no tripé da saúde bucal.

Você já ouviu falar sobre ele? Continue conosco e expanda seu conhecimento sobre esse assunto. Boa leitura!

Prevenção

Como falamos anteriormente, a saúde bucal depende muito da sua atenção. Nem sempre todos conseguem manter um sorriso bonito e limpo. Não fique preocupado! Eu posso ajudá-lo nessa questão.

Primeiramente, lembre-se de escovar os dentes toda vez que finalizar uma refeição ou ao menos três vezes ao dia. Ao comprar um creme dental, opte por aquele que tenha flúor.

O segredo da escovação perfeita é fazer  movimentos circulares suaves e manter a escova, com cerdas macias e cabeça pequena, em um ângulo de 45 graus sempre com foco na linha da gengiva.

Além disso,use o fio dental diariamente. Assim, você remove a placa bacteriana que fica entre os dentes, aquelas sujeiras que podem causar tártaro e cárie.

Ah! Marque consultas regulares com o seu dentista de confiança para que ele possa avaliar o estado dos seus dentes e fazer uma limpeza profissional também.

Tome cuidado com a alimentação! Se você consome em excesso alimentos que levam muito açúcar e ácidos, mude seus hábitos alimentares o quanto antes para que seus dentes não apodreçam rapidamente.

Os cigarros eletrônicos e tradicionais causam sérias consequências ao organismo e ainda destroem os dentes lentamente. Portanto, repense esse hábito e faça mudanças positivas para ter uma vida mais saudável.

Diagnóstico

O diagnóstico do dentista é fundamental e faz parte do tripé da saúde bucal. Nas consultas, o dentista avalia o estado da sua boca, dentes, gengivas e ainda indica qual é o tratamento mais adequado para um sorriso cada vez mais bonito.

Normalmente, o dentista faz perguntas sobre seus hábitos cotidianos e higiene pessoal. Ou seja, ele quer saber se você fuma, quais são suas escolhas alimentares ou se você faz uso excessivo de medicamentos que contribuem para o enfraquecimento dos dentes.

Depois, são feitos exames que identificam irregularidades presentes na boca, dentes e gengiva. Dado o diagnóstico, os pacientes podem tanto fazer a limpeza para remover placa bacteriana e tártaro quanto extrações de dentes danificados ou cirurgias que corrijam fraturas ósseas e deformidades.

O dentista é sempre muito atencioso e propõe melhorias mesmo após o final do tratamento. Afinal, ele quer contribuir de várias formas para melhorar a sua saúde bucal da maneira mais duradoura possível.

Autocuidado

Inegavelmente, esse é o fator primordial do tripé da saúde bucal. Além do cuidado diário com a higiene bucal e as visitas regulares ao dentista, é interessante focar em alguns hábitos fundamentais para prevenir doenças bucais e ter sempre uma boa qualidade de vida.

Por isso, evite alimentos ricos em ácidos e açúcar. Eles auxiliam na formação de placas bacterianas e cáries. Dê preferência a alimentos ricos em fibras, pois elas estimulam a produção de saliva, responsável por proteger os dentes contra a cárie.

A ansiedade e estresse também são prejudiciais à saúde bucal. Não deixe de lado o autocuidado! Diante disso, faça um descanso de 8 horas e melhore a qualidade do seu sono para sempre acordar disposto e manter a produtividade no seu trabalho.

Situações estressantes aumentam os riscos de doenças gengivais e bruxismo. Caso você esteja com dificuldades em lidar com suas demandas diárias, procure ajuda profissional e melhore o seu bem-estar!

Como você notou, o tripé da saúde bucal é fundamental para sua melhoria diária e saúde como um todo. Portanto, considere essas dicas para ser saudável e um sorriso sempre bonito.

Quer melhorar sua saúde bucal? Agende um horário para avaliarmos o seu caso. Eu atendo na Rua Presidente Backer, 149, sala 802 – Icaraí – Niterói, RJ.