Dia Mundial do Diabetes: O diabetes e a saúde bucal

O dia 14 de Novembro é o Dia Mundial do Diabetes, uma condição metabólica na qual o corpo não consegue produzir a insulina, seja em sua totalidade ou ainda parcialmente, mantendo, assim, os níveis de açúcar no sangue de forma elevada, afetando todo o organismo.

Quando não controlada, além de trazer complicações para o cérebro, a visão, rins e diversas outras regiões do corpo, também há uma boa chance de afetar a saúde bucal.

Vou te explicar como isso acontece e compartilhar algumas dicas de prevenção.

Diabetes e saúde bucal: uma conexão importante

Os níveis elevados de glicose no sangue trazem diversos desequilíbrios à nossa boca, como, por exemplo, reduzir a circulação sanguínea e diminuir o fluxo salivar, o que, como consequência, deixa a boca mais seca e ainda altera o pH da nossa saliva.

Nos casos da ausência de saliva, perdemos uma aliada importante na limpeza natural da boca e também na neutralização de ácidos que podem causar cáries, mantendo um ambiente propício para o aumento e desenvolvimento de bactérias na região bucal.

Não só isso, mas as gengivas também sofrem durante esse processo, ficando mais suscetíveis a infecções e doenças periodontais como, por exemplo, a periodontite, que pode resultar na perda dos dentes.

Por isso, sempre orientamos aos pacientes que possuem diabetes a redobrar os cuidados com a saúde bucal e reforçamos que seguir as nossas dicas é a melhor forma de prevenção.

Mas como é possível prevenir o diabetes e quais cuidados devem ser mantidos com atenção?

Os cuidados certos podem ajudar na prevenção

Quando falamos de diabetes, estamos falando de alteração glicêmica, por isso, os primeiros cuidados indicados são: acompanhar os níveis de glicemia e manter hábitos saudáveis, como forma de equilibrar melhor a taxa de açúcar no sangue.

Além desse cuidado natural dos pacientes com a doença, é indicada a hidratação constante, como forma de reduzir os efeitos da boca seca, além da rotina rigorosa de escovação e fio dental, mantendo a limpeza bucal em dia.

Outra dica muito importante é a visita regular ao seu dentista! Quando o paciente tem alguma questão que pode afetar a saúde bucal, indicamos que as visitas sejam com menos espaço de tempo do que o geralmente recomendado, como forma não só de cuidado, mas também de prevenção a eventuais problemas na região.

Lembrando que é importante que você converse sempre abertamente sobre o seu histórico médico. Muitas vezes, uma questão de saúde pode parecer não ter ligação com problemas periodontais, mas somente o profissional vai saber te orientar de forma precisa e detalhada.

A relação entre diabetes e saúde bucal é uma questão importante que não deve ser subestimada. Lembre-se de que o sorriso saudável faz parte da sua qualidade de vida.

Se você tem diabetes, saiba que podemos trabalhar juntos para garantir que seu sorriso brilhe com saúde!

Dra. Juliana Viegas
Cirurgiã-dentista