5 mitos sobre o tratamento de canal

O tratamento de canal é um investimento bastante pertinente que evita a necessidade de procedimentos mais invasivos e promove a saúde bucal

O tratamento de canal é um procedimento totalmente essencial para a saúde bucal. Por meio dele, é possível retirar a polpa infectada do dente de forma segura e eficaz. Desse modo, o dentista trata a dor na região e a sensibilidade que tal infecção causa. Assim, o paciente poderá mastigar alimentos sem sentir dor, além de sorrir e socializar sem passar por constrangimentos.

Normalmente, as pessoas recorrem ao canal em casos de cárie não tratada a tempo, desgaste do dente em decorrência da idade ou fratura dentária. A alteração na cor do dente também pode ser uma boa motivação para investir nesse tratamento, uma vez que ela pode indicar um traumatismo que resultou na morte da polpa.

Entretanto, existem alguns mitos em torno desse assunto que impedem as pessoas de procurarem ajuda médica. Diante disso, vamos esclarecer alguns deles nos tópicos abaixo. Por isso, continue conosco e tenha uma boa leitura!

1. O tratamento de canal é um procedimento ultrapassado

Mito! Afinal, os avanços tecnológicos são constantes e a área da saúde contempla várias mudanças benéficas e que agregam valor à prestação de serviços dos dentistas. Existem materiais como o microscópio odontológico, que permite ao dentista analisar detalhes minúsculos do canal radicular e ter uma maior precisão e segurança na hora de realizar o tratamento de canal.

Além do microscópio, existem os localizadores apicais eletrônicos, que minimizam os riscos de erros e perfurações. Ou seja, é um procedimento que se encontra cada vez mais eficiente, moderno e seguro a fim de valorizar o bem-estar do paciente e promover maior qualidade de vida.

2. O tratamento de canal escurece e enfraquece o dente

Mito! O tratamento de canal é feito para limpar, preencher e selar a parte que estava infectada. Desse modo, o dente ficará mais resistente a fraturas. Casos de escurecimento do dente são raros, mas eles ocorrem por conta de restaurações antigas ou cárie.

3. Esse tipo de tratamento é muito caro e dolorido

Mito! Na realidade, o tratamento de canal é indolor e traz a vantagem de evitar que seja necessário a realização de procedimentos mais invasivos. Por exemplo, a extração do dente ou a execução de uma cirurgia periapical, em que é necessário remover o tecido infectado e a ponta da raiz do dente.

Além disso, o custo desse serviço pode variar de acordo com a severidade da infecção. Portanto, é essencial ir o quanto antes para preservar o dente natural e evitar que a gravidade do problema resulte em operações que envolva m um alto custo.

4. Mulheres grávidas não podem fazer esse procedimento

Mito! Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados, apesar dos riscos serem baixos. Primeiramente, é importante que o procedimento seja feito a partir do segundo trimestre da gestação. Como é um caso de exposição à radiação, é importante evitar o primeiro trimestre para não trazer riscos no desenvolvimento do bebê.

5. O procedimento pode levar várias sessões

Mito! De maneira geral, todo processo se conduz em uma única sessão. Existem casos mais complexos que dependem de mais sessões, mas essa questão é o próprio médico que avalia no momento do atendimento.

Neste conteúdo, desmistificamos alguns mitos em torno do tratamento do canal. Portanto, leve essas considerações adiante e não hesite em encontrar uma ajuda profissional para manter uma boa saúde bucal e qualidade de vida.

Precisa de ajuda? Agende um horário para que eu possa avaliar o seu caso. Eu atendo na Rua Presidente Backer, 149, sala 802 – Icaraí – Niterói, RJ.