Juliana Viegas

Sorriso gengival

Descubra como transformar e transbordar autoconfiança com o seu sorriso

Um sorriso radiante é a chave para transmitir alegria e confiança. No entanto, em alguns casos, uma quantidade excessiva de gengiva, conhecida como sorriso gengival, pode afetar a harmonia do sorriso e impactar a autoestima e a confiança de uma pessoa ao sorrir.

O sorriso gengival é caracterizado pela exposição exagerada das gengivas ao falar ou sorrir, afetando muito a autoestima de quem sofre com essa condição. Não é raro atender pacientes que chegam aqui no consultório relatando que não tiram fotos ou evitam eventos e redes sociais por vergonha de seu sorriso.

Algumas das causas para o sorriso gengival são:

  • lábio superior curto;
  • excesso de tecido ósseo sobre os dentes;
  • crescimento anormal e exagerado das gengivas;
  • hiperatividade muscular;
  • crescimento exagerado do osso maxilar.

Existe tratamento para o sorriso gengival

A Odontologia Estética vai muito além do clareamento dental e da colocação de implantes. A correção do sorriso gengival pode ser feita por meio de aplicação de toxina botulínica, ou ainda a gengivoplastia e a gengivectomia – técnicas de cirurgia para que as gengivas sejam posicionadas de forma mais natural ao redor dos dentes. Nos próximos parágrafos, eu vou falar um pouco mais sobre esses tratamentos para o sorriso gengival.

Toxina botulínica

A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida pela marca Botox, oferece um efeito relaxante nos músculos da região do lábio superior. Dessa forma, a contração muscular fica reduzida, proporcionando um sorriso mais proporcional e com menos gengiva aparecendo.

Tenha em mente que o procedimento para a correção do sorriso gengival não é definitivo. Sua duração é de aproximadamente seis meses, quando o músculo retorna ao normal, perdendo o efeito da correção do sorriso.

Gengivectomia

A gengivectomia é apenas um dos processos para corrigir o sorriso gengival. Trata-se de uma técnica simples de recorte da gengiva em excesso, que equilibra a proporção entre dentes e gengiva, retirando de 1 a 2 mm de tecido. Esse tecido é removido por meio de um procedimento com anestesia local, o que proporciona o máximo de conforto ao paciente durante o processo.Em alguns casos, a osteotomia pode ser necessária. Por meio dela, é feita uma raspagem da parte óssea do dente para uniformizar e corrigir deformidades do dente. Essa técnica normalmente é utilizada quando não há excesso de osso que recobre as raízes dentárias, ou seja, ele está corretamente localizado.

Gengivoplastia

Outra opção de tratamento para o sorriso gengival é a gengivoplastia, um procedimento estético que, ao invés de retirar o excesso de gengiva, é refeito o contorno da gengiva.

Uma de suas vantagens é evitar que as gengivas cicatrizem em posições inadequadas ou “voltem a crescer”. O procedimento leva pouco mais de uma hora e meia de duração e, após três dias, as gengivas já começam a desinchar e retomar a sua coloração normal.

Recupere sua autoconfiança!

Se você sofre com o sorriso gengival, não hesite em buscar ajuda. Agende uma consulta hoje mesmo e vamos elaborar um planejamento para o seu sorriso ficar mais bonito e você, mais confiante!

Agendar consulta!