Descubra como minimizar os problemas causados pela sensibilidade nos dentes
Semanas atrás, publiquei, em uma das minhas redes sociais, um post sobre dentes sensíveis, queixa comum aqui no consultório. Aliás, a sensibilidade nos dentes chega a atingir 1 em cada 4 adultos. Essa condição pode ser causada por uma variedade de fatores, como a escovação inadequada, a exposição a alimentos ou bebidas muito quentes ou frias e, até mesmo, por doenças gengivais. Independentemente da causa, a sensibilidade nos dentes pode ser desconfortável e afetar a qualidade de vida de uma pessoa.
Algumas pessoas desenvolvem a sensibilidade nos dentes após ter realizado clareamento dental. Trata-se de um efeito colateral causado pela absorção do produto químico utilizado, chegando à dentina e causando sensibilidade. Geralmente, a sensibilidade após o clareamento dental é temporária e desaparece em alguns dias, sem a necessidade de tratamentos adicionais para aliviar o desconforto.
Se você não passou por um tratamento de clareamento dentário e está sofrendo com a sensibilidade nos dentes, saiba que existem várias maneiras de lidar com esse problema e ainda proteger sua saúde bucal. Continue lendo e descubra algumas dicas que eu separei para ajudar você a lidar com essa condição.
Causas da sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes é causada pela exposição da camada interna do dente, conhecida como dentina. Se a dentina é exposta, os nervos dos dentes ficam expostos também, resultando em dor e desconforto.
Existem várias causas para a exposição da dentina. Eu falei anteriormente do clareamento dental sendo um dos causadores, mas existem outros:
- escovação agressiva;
- bruxismo;
- alimentos e bebidas ácidas;
- doenças gengivais.
Como lidar com a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade nos dentes pode ser tratada e prevenida. Aqui estão algumas dicas para lidar com a sensibilidade dentária:
- use uma escova de dentes com cerdas macias, dessa forma, você reduz o atrito e o desgaste do esmalte;
- use creme dental específico para dentes sensíveis, pois ajudam a aliviar o desconforto e proteger a dentina;
- evite alimentos e bebidas ácidas;
- se tiver bruxismo, use o protetor bucal prescrito pelo seu dentista;
- trate as doenças gengivais, evitando, assim, complicações como retração gengival e a exposição da raiz do dente.
Como você viu, a sensibilidade nos dentes é uma condição comum que pode ser tratada e prevenida. Ao seguir orientações simples, como usar uma escova de dentes com cerdas macias e evitar alimentos e bebidas ácidas, é possível aliviar certos desconfortos, mas se você precisa de uma avaliação profissional, agende seu horário! Eu atendo na Rua Pres. Backer, 149 – sala 802 – Icaraí, Niterói, RJ.