Juliana Viegas

Danos da mordida aberta em adultos

Como muitos já sabem, é muito habitual ver mães oferecerem chupetas aos filhos. Essa solução serve tanto para acalmar a criança como para ajudá-la a dormir. Alguns até preferem esse hábito em vez de o bebê chupar o dedo, por exemplo. Seja como for, crianças pequenas que permanecem com esse hábito por muito tempo sofrem com os danos da mordida aberta quando mais velhas.

Você sabia que esse problema causa sérias consequências à saúde bucal? Veja abaixo algumas informações importantes sobre esse assunto e entenda como é possível resolver essa situação.

O que é a mordida aberta

Você conhece alguém que sofre desse problema? Geralmente, a sensação é como se faltasse um pedacinho da mordida. De maneira geral, é um problema que ocorre toda vez que a pessoa fecha a boca e os dentes de cima e de baixo não se tocam. 

Normalmente, essas pessoas têm dificuldades de mastigar os alimentos, apresentam dores de cabeça frequentes, além de desgaste e dores na região da cabeça, do rosto ou do pescoço. Já ouviu alguém com dificuldades de falar palavras com “s” e “z”? Esse é também um sintoma. 

Os principais danos da mordida aberta

Além da dificuldade em mastigar os alimentos e problema na pronúncia de determinadas palavras, quem sofre com os danos da mordida aberta têm problemas na articulação temporomandibular (ATM). Por exemplo, estalos, dores e disfunção.

Por estarem com a boca aberta por mais tempo, a boca resseca rapidamente e aumenta o risco de cáries e doenças gengivais. Contudo, não precisa se assustar porque esse problema tem solução!

As principais formas de tratar os danos da mordida aberta

Primeiramente, é preciso ir a um dentista de confiança para que ele possa avaliar sua arcada dentária e fazer um diagnóstico. Depois disso, ele passará por um tratamento de mordida aberta. Geralmente, esse problema se resolve por meio de aparelhos ortodônticos. Para casos mais graves, a cirurgia ortognática é recomendada.

Desse modo, a deformidade óssea é corrigida e, desse momento em diante, o paciente terá uma qualidade de vida bem melhor! Já em casos menos graves, coroas e próteses poderão ajudar nessa questão.

Agora que você conheceu danos da mordida aberta e viu que é um problema que pode ser corrigido facilmente, não deixe de investir nesse procedimento ou incentivar pessoas a terem um sorriso bonito e uma ótima saúde bucal.

Quer melhorar seu sorriso? Agende um horário para avaliarmos o seu caso. Eu atendo na Rua Presidente Backer, 149, sala 802 – Icaraí – Niterói, RJ.

Agendar consulta!